top of page

DICAS PARA DORMIR BEM

__

Para uma vida sem estresse, adote atitudes e recursos que garantam conforto para o seu corpo enquanto você dorme. 

O conforto, a quantidade de horas dormidas, a qualidade do sono e a posição ideal para dormir são pré-requisitos essenciais para a manutenção de um corpo saudável, além de auxiliar o processo de recuperação diária e regeneração em caso de lesões. 

Para possibilitar um sono tranquilo e reparador, devemos seguir algumas orientações:

  • buscar por um ambiente adequado (limpo, escuro, confortável, livre de ruídos e com temperatura agradável);​

  • adotar posturas e utilizar recursos adequados (colchão e travesseiros);

  • criar hábitos saudáveis:

    • ir para a cama somente na hora de dormir

    • evitar a realização de outras atividades neste ambiente, como por exemplo estudos, trabalho e utilização de recursos eletrônicos)

    • optar por refeições leves à noite;

    • estipular uma regularidade de horários para dormir e acordar.  



Dicas para um sono reparador:


POSTURA IDEAL: Quando dormimos em uma posição adequada, permitimos que nosso corpo possa suportar as cargas que serão impostas no dia seguinte. A postura de lado é a mais indicada, mantendo as pernas levemente dobradas e usando dois travesseiros: um cabeça e um travesseiro de corpo (entre as pernas e os braços). Com esse posicionamento você respeita as estruturas e os encaixes das articulações.

COLCHÃO: Os colchões mais rígidos, ditos ortopédicos, não permitem a acomodação adequada, gerando pontos de maior pressão sobre as extremidades ósseas. Ao longo da noite, essas pressões geram desconfortos, resultando em mudanças posturais frequentes, o que impacta na qualidade do sono e no tempo de permanência da postura ideal para dormir. 

TRAVESSEIRO PARA A CABEÇA: para sustentar o peso da cabeça e manter um bom alinhamento com o tronco, os melhores materiais para travesseiros cervicais são o viscoelástico e o latex, pois possuem duas características importantes: o conforto e a resiliência. Travesseiros de plumas são inadequados, por não possuem resiliência necessária e levam ao mau posicionamento da coluna cervical, sobrecarregando não somente os discos intervertebrais, mas, também, outras estruturas, como as articulações (ombros, coluna vertebral), as escápulas, músculos, ligamentos e tendões. Antes de comprar um travesseiro é necessário medir qual é a altura adequada para você, pois isso varia para cada indivíduo. Meça a largura do ombro (distância entre a lateral da cervical e o inicio do ombro).

TRAVESSEIRO DE CORPO: este é outro item importante a ser utilizado, pois permitirá um melhor posicionamento e alinhamento das pernas (quadril, joelhos, tornozelos e pés), braços (ombros, cotovelos e punhos) e tronco (coluna vertebral). Deve ter comprimento suficiente para conseguir abraçá-lo e manter o apoio de toda a perna (desde as coxas até os pés ). O material pode ser variado, porém é essencial que seja mantida a mesma altura entre o quadril, o joelhos e o pé.

 

Agora que você já sabe qual a postura ideal e os recursos necessários para garantir um sono reparador, chegou a hora de colocar tudo isso em prática! MÃOS À OBRA…e bons sonhos!

Obs: caso os sintomas do sono não reparador continuem presentes, recomendamos uma avaliação ergonômica personalizada e o acompanhamento de um médico para fazer o estudo do sono (polissonografia).

bottom of page