DOR É SINTOMA E NÃO PROBLEMA

Valorize os sinais que seu corpo mostra

​A dor é um efeito extremamente necessário. Faz parte do nosso sistema de defesa, servindo como um sinal de alerta de que algum dano está ocorrendo no nosso corpo, proveniente de lesões, degenerações e sobrecarga do sistema locomotor. Muitas vezes esses sintomas aparecem espontaneamente, de forma silenciosa, lenta e progressiva. Podem surgir no repouso, nas atividades de lazer, na prática esportiva, no trabalho ou em outras atividades.

Algumas pessoas buscam maneiras rápidas para resolver a dor que está relacionada ao sistema locomotor, sendo frequente a automedicação com analgésicos e outros medicamentos. Contudo, esse comportamento “silencia” o alerta que o corpo está dando, sobrecarregando o sistema de forma crônica e provocando o agravamento das lesões. Resolver a dor não é sinônimo de resolver o problema.

Para tratar a dor de forma eficiente, é preciso entender porquê surgiu esse sintoma e qual a origem da lesão. A dor pode ter diferentes origens, indicar o comprometimento de diferentes estruturas da uma mesma região, ter classificações e tratamentos diferentes, entre outras questões. Além disso, quando a raíz do problema em si não é tratada de forma adequada, o sintoma pode se transformar em um segundo problema: a dor crônica - deixando de exercer a função de alerta e se transformando em uma doença a parte.

Não espere uma piora do quadro para buscar tratamento, pois, quando as lesões se tornam crônicas vão comprometendo cada vez mais sua saúde e sua qualidade de vida. A falta de tratamento eficiente pode trazer prejuízos no ambiente familiar, laboral e social, além de comprometer o desempenho psicológico, físico e a autonomia.