top of page
Online Education

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO ENSINO REMOTO

__

Será que dores de coluna em um adulto podem ter origem na infância?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O MUNDO ATUAL E OS DESAFIOS EM CASA


Desde 2020, milhões de crianças precisaram receber educação escolar à distância devido à tentativa de barrar o contágio da COVID-19. Muitas vezes, a rotina de trabalho dos pais e a necessidade da utilização de recursos eletrônicos fazem com que as crianças pratiquem menos atividade física e permaneçam mais tempo em posturas inadequadas. ATENÇÃO, é aqui que, silenciosamente, pode iniciar uma sequência de problemas físicos na infância e na vida adulta.

DESAFIANDO A FORÇA DE GRAVIDADE


Vamos participar de um desafio? Será um teste de resistência: você e seu filho conseguem manter a postura sentada, ereta e sem se encostar por quanto tempo antes de ceder à vontade de encostar na cadeira ou de apoiar os braços?

Caso não tenham conseguido manter essa força de sustentação por pelo menos 15 minutos consecutivos, ALERTA! É o sinal de que precisam urgentemente treinar esses músculos.


Quanto mais tempo passamos “apoiados”, menor se torna a força muscular de endurance (sustentação) para vencer uma força básica e constante, a qual estaremos submetidos por TODO o nosso tempo de vida: a
gravidade. 

ESTÉTICA VERSUS SAÚDE


A boa postura vai muito além da estética. Está diretamente relacionada com a saúde física, cognitiva e emocional. Você sabia que a energia necessária para manter uma boa postura equivale a uma atividade física de longa duração e baixa intensidade? 


Esse tema gera extensas discussões na Sociedade Brasileira de Pediatria, devido à preocupação constante com o futuro físico e emocional das crianças. Quando um padrão postural prejudicial para o corpo se instala na fase escolar (estímulos recebidos diariamente por anos), é muito difícil “quebrá-lo” e podem adquirir características PERMANENTES na fase adulta. Agir preventivamente é sempre a atitude ideal, e convenhamos, a mais inteligente também. Investir tempo, ações e atenção para um comportamento físico mais saudável no dia a dia, melhora a qualidade de vida da criança, e indiretamente da família, além disso, contribui para formar um adulto mais saudável.
 

UM MAL SILENCIOSO QUE ATINGE O MUNDO
 

Há alguns anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) documentou que, 80% da população mundial adulta teve, tem ou terá dor e lesões na coluna vertebral em algum momento da vida, causando prejuízos psicossocial, laboral e econômico. Existe uma forte teoria de que os problemas de coluna do adulto podem ter sido iniciados na infância, com hábitos físicos adquiridos nessa fase. 


Precisamos estimular e viabilizar bons hábitos físicos desde a infância, a fim de reduzir a estatística mundial de dores crônicas, principalmente na coluna vertebral. Maus hábitos físicos e posturais podem encurtar e tensionar as estruturas do nosso sistema de movimento (músculos, tendões, fáscias e ligamentos), gerando padrões de movimentos que, futuramente, comprometem as articulações e podem causar lesões mais graves  como por exemplo as escolioses tidas como idiopáticas ou funcionais.

 


A ADAPTAÇÃO NO LAR DEVE SER A MESMA DA ESCOLA

As escolas, já atentas com o impacto desse tema, buscam implementar ajustes ergonômicos no ambiente escolar. Mas... em casa, não deveria ser igual? Claro que sim! Consideremos que NÃO deveria existir diferença de ambientes para estimular a qualidade de saúde e de vida.
 

Concluindo que os músculos e as articulações são os mesmos em qualquer local ou situação, eles respondem da mesma forma sem distinguir ambiente ou tarefa.  Ou seja, o que é considerado bom e adequado para o tempo de permanência no ambiente de trabalho ou na escola, deveria se aplicar também em casa.

COMO PREVENIR ESTAS LESÕES NO FUTURO DO MEU FILHO


Estimular essa atividade física postural é tão importante quanto levar seu filho para jogar futebol, correr, andar de bicicleta ou fazer natação por exemplo, e pode ser inserida de forma suave, lúdica e facilitada. 
A principal ação preventiva, é modificar e/ou adaptar o local e o mobiliário escolhido para estudar em casa, deixando o ambiente seguro e agradável.  

 

Leia algumas dicas práticas em Ergonomia em Casa  e saiba como fazer algumas mudanças ergonômicas físicas que facilitam o exercício de fortalecimento postural.

Aplique essas ações não somente para estudar, mas também para brincar, jogar, pesquisar, assistir um filme e fazer uma leitura por exemplo. Esse é um excelente investimento a para o futuro e pode garantir mais longevidade e qualidade de vida para seu filho e para sua família.

 

Quanto mais tempo “transitarmos” em forças posturais saudáveis, menos “sofridas” essas posturas serão, e mais fácil e prazeroso será mantê-las.

 


BENEFÍCIOS CONQUISTADOS COM ESSA ATIVIDADE


São vários, veja alguns:


- Fortalecimento dos músculos posturais
- Conquista da endurance necessária
 para o desenvolvimento físico da criança
- Manutenção do foco de atenção
- Prevenção de más posturas, que levam a sobrecarga e possíveis lesões
- Incrementa a expansão pulmonar e boa oxigenação (pela posição do tórax)
- Auxilia o trânsito intestinal e os movimentos naturais necessários do intestino

- Traz sensação de confiança e aumenta a consciência corporal
- Minimiza os transtornos de imagem corporal e aumenta a autoestima


Coloque esse ideal em ação! Convide seu filho e deixe-o participar da nova organização do ambiente de estudo, ele vai adorar e pode se envolver com a causa!

bottom of page