top of page
Design sem nome.jpg

ERGONOMIA EM CASA

__

5 Dicas para a melhor adaptação do ambiente de estudo e trabalho

1.  ESCOLHENDO O LOCAL 


- Reserve o local mais calmo, tranquilo e arejado da casa.
- Caso seja necessário compartilhar o local com alguma outra atividade da casa, o uso de fones de ouvido pode as crianças a manter o foco atencional e ao adulto evitar distrações.
- Esqueça, por exemplo, o sofá da sala, que é território comum de todos da casa. Habitualmente, o sofá está vinculado a um momento de lazer ou relaxamento, e por esse motivo já reduz o nível de atenção e produtividade da criança, além de dificultar a manutenção postural mais saudável.
- Uma boa iluminação facilita muito a compreensão durante a leitura, aprimora a escrita e auxilia na compreensão do material estudado.
- Organize o material necessário para a aula ou tempo programado de estudo, e para o trabalho. Confira também o sinal do acesso á internet no cômodo escolhido.

2. ESCOLHENDO MÓVEIS E MATERIAIS

A. Cadeira:

No Brasil ainda não existe uma normativa que exija medidas ergonomicamente padronizadas nas escolas, porém, vamos utilizar algumas recomendações biomecânicas básicas,  seguir a normativa brasileira padrão NR17 (ergonomia para ambientes de trabalho), e a recomendação européia para ergonomia nas escolas: 

- escolha uma cadeira com regulagem de altura se possível. A composição e a relação entre a altura da mesa e da cadeira é essencial para garantir os ajustes necessários.

- escolha um assento firme, porém confortável para não causar incômodo na região de atrás das coxas e joelhos. Evite assentos fofos, pufes e sofás, eles dificultam a manutenção postural.

- o assento não deve ser muito longo, pois nesses casos, o encosto para a coluna fica longe, dificultando o apoio dos pés no chão. Caso precise, coloque uma almofada para aproximar o encosto da cadeira até a coluna, garantindo o apoio dos pés.

Veja a tabela com medidas padrão para crianças conforme a faixa etária: 

Ergonomia home.jpg

B. Mesa:
Ainda não é muito usual ter mesas com regulagem de altura em casa. No caso das crianças,  escolher uma mesa que acompanhe o crescimento de seu filho seria ideal, pois possibilitam ajustes por quase toda a fase escolar, sendo uma boa opção econômica a longo prazo. Muitos fabricantes estão investindo em uma variedade de opções e estilos de mesas com regulagem de altura para adultos e crianças, facilitando os cuidados relacionados a saúde física.

 

Na prática, para a maioria dos lares, será necessário ajustar a cadeira e o indivíduo conforme a altura da mesa.  A principal dica é começar ajustando a altura da cadeira até o ponto em que o cotovelo (flexionado á 90 graus e ao lado do corpo conforme a imagem abaixo) se mantenha na mesma altura da mesa (onde ficará o teclado ou o caderno).

 

 

 

ergonomia aula online3.jpg
ergonomia home office.jpg
mesa ergonomia.JPG

Depois desse primeiro ajuste feito, siga buscando TODOS os outros pontos descritos na imagem. Para as crianças, as medidas da composição de cadeira e mesa conforme a tabela por faixa etária, também costuma dar super certo.

Observe também se a mesa tem tamanho suficiente para organizar a distribuição do material necessário durante o período de aula/estudo (caderno, estojo, computador, teclado, mouse, etc).

C. Materiais de apoio:
- Suporte para apoiar o celular, ou o tablet, devem ter altura suficiente para manter o eletrônico à frente do rosto, na altura dos olhos. 

 

-No caso do uso de notebooks, vale lembrar que é essencial o uso de um apoio regulador de altura, para deixar o monitor na altura dos olhos. Utilize também um teclado e mouse a parte. Esses materiais garantem boa postura e função para os punhos, cotovelos, ombros e tronco. Mantenha sempre os cotovelos ao lado do corpo e evite apoiá-los na mesa.  

Use um apoio extra para os pés, somente se os ajustes feitos anteriormente não permitam que os pés fiquem bem apoiados no chão. Atenção, esse apoio deve ser horizontal ao solo, sem inclinações.

Veja mais dicas de materiais de apoio para adultos e crianças aqui. 

 

3. ESTIMULE A ALTERNÂNCIA NA POSTURA SENTADA

Trocar o tipo de assento, ou estimular uma brincadeira de sustentar a postura sem apoiar as costas, pode garantir uma excelente atividade física para os músculos paravertebrais (da coluna), para os músculos da bacia e das pernas. 

Indico o uso de bancos e bolas para estimular a endurance (resistência e sustentação), dando a oportunidade para você e a criançada permanecer desencostada por alguns períodos do tempo, e treinar essa força postural de forma lúdica. Acredite, essa atividade pode se tornar um excelente hábito e perdurar até a vida adulta.  Estimule o aumento progressivo desse tempo sem encosto e sinta os benefícios no seu corpo. 

ergonomia aula online2.jpg

4. TENTE INCLUIR ALGUNS PERÍODOS DE TEMPO NA POSIÇÃO EM PÉ

Estimule a alternância da postura sentada com a posição em pé. A ação de levantar-se com frequência já tem muitos benefícios bem descritos. Nos últimos 2 anos, os EUA e a Europa estão na linha de frente nas pesquisas em escolas e universidades, comprovando o aumento do rendimento dos alunos, além dos inúmeros benefícios físicos e cognitivos descritos quando se adota a postura em pé para estudar.


A recomendação para trabalhar em pé, para adultos, já acontece há algum tempo em muitos países, e a pouco tempo no Brasil. O SESMT (serviço especializado em segurança e medicina do trabalho) impõe a necessidade de adaptar postos de trabalho que permitam a alternância postural. Não seria bacana implementar esse conceito desde já na vida das crianças? Algumas sugestões são:
 

- investir em mesas com ajustes de altura, 
- introduzir uma bancada secundária de apoio, ou utilizar suporte com ajuste de altura para estudar tanto sentado quanto em pé.
- vincular uma atividade específica a essa postura (leitura por exemplo)

ergonomia aula online6.jpg

5. ADAPTAÇÕES E "IMPROVISAÇÕES" AO AMBIENTE E MÓVEIS JÁ EXISTENTES:

Caso você não tenha possibilidades de investir em mobiliário específico nesse momento, não tem problema!

Aproximar-se de um ambiente ideal, já é o primeiro passo, e pode ajudar muito a preservar a sua saúde física do seu filho.  Vale usar a criatividade e seguir TODAS as dicas e medidas sugeridas acima.  Veja uma adaptação feita em casa, para crianças, utilizando recursos simples.

 

Pronto, agora você já tem boas informações para colocar mãos a obra e revolucionar o ambiente de estudo e trabalho.   Quer aprender a prevenir dores relacionadas home office? Clique aqui

adaptação home school.jpg
bottom of page