top of page

INTERDEPENDÊNCIA DO SISTEMA

__

Um problema em uma estrutura pode causar uma repercussão à distância, pois há inter-relação e conexão entre todas as partes

O sistema locomotor é um conjunto de estruturas (ossos, articulações, cápsulas articulares, ligamentos, músculos, tendões e fáscias) que funcionam de forma interdependente e organizada para dar sustentação ao corpo e permitir o seu movimento. ​

A boa integração das estruturas é chamada sinergia. Quando não há sinergia, ocorrem sobrecargas, danificando as estruturas e causando lesões e/ou falência funcional. 

É como um trem: todas as suas peças e engrenagens precisam estar em bom estado de preservação, alinhadas e sincronizadas para que possam fazer o trem chegar ao seu destino. Caso ocorra um problema no último vagão do trem, por exemplo, e esse problema faça o vagão sair do trilho, todos os outros vagões serão puxados, causando uma repercussão à distância do problema inicial.

​ 
Por isso, para tratar, prevenir lesões ou otimizar a potência do sistema locomotor, é necessário restabelecer a sinergia do corpo todo. 

PARE PARA PENSAR: 

  • Para aprofundar o conhecimento, a Medicina Avançada se especializou em áreas específicas do corpo humano (Especialista em Pé e Tornozelo, Especialista em Joelho, Especialista em Quadril, e assim por diante). Mas há casos em que a origem da dor no pé não está no pé, mas no quadril. E então?

  • Cuidar do sistema locomotor significa olhar para todas as estruturas de forma individual porém integrada, somando as referências das ciências básicas (anatomia, fisiologia e cinesiologia) ao estudo da biomecânica.

A avaliação biomecânica funcional permite a interpretação de como o corpo do paciente reage à ação das forças internas (músculos, ossos, tendões, fáscias) e externas (gravidade, inércia, resistências) exercidas sobre ele, e como essas forças se dissipam, identificando padrões de movimento e posturas que podem preservar ou danificar as estruturas do sistema locomotor, levando a lesões por microtraumas nas atividades cotidianas.

bottom of page