PREVENÇÃO DA DOR

Para resultados duradouros do tratamento fisioterapêutico, é fundamental conhecer e controlar os fatores de risco que dão origem às dores e lesões ortopédicas

Para garantir a autopreservação, todos nós temos um instinto básico, um desejo inato de mantermos vivos. De forma consciente, buscamos adotar atitudes saudáveis para:

• Evitar danos físicos,

• Evitar a ocorrência de doenças e degenerações;

• Evitar a exposição a fatores de risco;

• Limitar a progressão de um dano já existente.

Porém, como detectar no cotidiano quais são os potenciais riscos existentes que contribuem de forma negativa para sua saúde?

Devemos considerar que, para adotar ações preventivas relacionadas ao sistema locomotor, precisamos aprender e conhecer como funciona o nosso corpo, e assim, agir com maior eficiência para prevenir falhas e eventuais problemas físicos. Além disso, o conhecimento aprimora o senso crítico, fazendo com que a relação do paciente com os profissionais que cuidam da saúde se torne mais próxima e clara, facilitando a aderência à prevenção e a participação no tratamento.

Por isso, faz parte do tratamento fisioterapêutico o processo para EDUCAÇÃO E AÇÕES PREVENTIVAS que engloba:

• Educar pacientes e alunos sobre as características individuais e funcionais das estruturas do seu corpo (do sistema locomotor).

• Rastrear, identificar e educar o paciente a reconhecer ações, posturas e comportamentos físicos que podem silenciosamente danificar o sistema e/ou potencializar os danos já existentes.

• Explicar detalhadamente sobre os fatores causadores das lesões que se instalaram, sobre a relação causadora da dor e sobre o desajuste biomecânico, criando ações e práticas para prevenir esses fatores.

• Avaliar o ambiente, o mobiliário e os materiais usados no trabalho, em casa, na academia e em outros locais frequentados rotineiramente, e se necessário, propor mudanças e a utilização de recursos que garantem mais segurança funcional para o dia a dia.

A conduta terapêutica preventiva tem como objetivo reduzir ou eliminar a exposição à todos os fatores de risco para o desenvolvimento de quadros dolorosos.

Afinal, a vida é melhor sem dor.