Clínica de Fisioterapia
Dra. Sedila Calegaro
CREFITO-3 33.208-F
Perdizes - São Paulo - SP
NEW
O SISTEMA LOCOMOTOR
__
O sucesso do tratamento fisioterapêutico requer o entendimento das estruturas e funções do sistema locomotor, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física do paciente
O sistema locomotor refere-se a um conjunto de estruturas que juntas formam uma complexa engrenagem que permite 3 funções básicas para o corpo:
-
Permitir movimentos e autonomia física;
-
Servir de sustentação e conexão para as partes do corpo;
-
Garantir um envoltório que une e protege os órgãos.
As estruturas que compõem o sistema locomotor são:
-
Ossos
-
Cartilagens
-
Articulações
-
Ligamentos e cápsulas articulares
-
Músculos
-
Tendões
-
Fáscias
Cada uma destas estruturas assume uma função única e essencial para o TODO. A sintonia e o equilíbrio entre elas garantem longevidade e funcionalidade ao sistema, evitando e prevenindo dores e lesões.
Você busca uma solução para dores, problemas ou limitações ortopédicas que envolvem o sistema locomotor?
A ortopedia e a fisiatria são as principais especialidades médicas que cuidam do sistema locomotor. A fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata as disfunções decorrentes de alterações cinético-funcionais desse sistema (alterações de movimento, da biomecânica e funcionalidade física humana). Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano, para executar métodos e técnicas com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física.
Como deve ser feito o tratamento fisioterapêutico do sistema locomotor?
Somamos as informações que vêm das ciências básicas (anatomia e fisiologia) às informações da medicina e da biomecânica para cuidar de todas as estruturas do sistema locomotor de forma integrada e não segmentada. Um trauma no osso pode repercutir no tecido fascial; uma tendinite pode representar uma sobrecarga nas cartilagens e articulações; uma lesão no ligamento pode instabilizar a capsula articular e os tendões. Assim, o comprometimento em um segmento pode gerar uma sobrecarga em cadeia, e a curto ou a longo prazo, terminar em degenerações e quadros dolorosos.
Outra característica muito importante desse sistema, e que exerce influência direta para o tratamento, é que a partir de uma herança genética, existem variações no formato das estruturas, representadas por biotipos diferentes. Esse fator influencia diretamente nos padrões de movimentos e no desempenho físico individual. Interpretar e considerar essas variações, ajuda a compreender quais são as vantagens e as desvantagens biomecânicas de cada paciente, atleta ou aluno, e como uma mesma atividade cotidiana ou esportiva, quando executada por duas pessoas diferentes, poderia resultar em maior ou menor sinergia para o sistema.
Venha fazer sua avaliação!